Comunicação assertiva nos relacionamentos

02/05/2022

 

A física nos descreve que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Psicologicamente falando podemos experimentar que duas pessoas também não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo em um relacionamento sem gerar conflito ou sofrimento. É nesse sentido que o aprender a se comunicar pode ser uma ferramenta útil para construirmos relacionamentos mais saudáveis e verdadeiros.

Para que eu possa te ouvir realmente, preciso além de estar atento, distanciar-me de mim mesmo (ou da mente) para que você possa surgir e se expressar totalmente. E vice-versa. Já em relação ao falar, é importante que nos posicionemos em primeira pessoa, falando da nossa própria experiência a respeito do que pensamos ou sentimos frente as circunstâncias. Caso contrário, entramos em um círculo conflitivo de reações e defesas no qual se torna evidente a minha pessoa e a pessoa do outro tentando encaixar-se no mesmo espaço ao mesmo tempo.

Por exemplo, quando alguém supostamente julga o meu comportamento e me deixa triste, posso simplesmente dizer ao outro:
"- Eu me sinto triste quando escuto estas palavras".

Note que esta fala descreve apenas a minha experiência de tristeza, posso expressá-la com naturalidade e permanecer comigo mesmo. Assim, torna-se possível romper com a perpetuação do conflito, além de libertar-me dos esforços em querer mudar o outro.

Naturalmente, aprender a se comunicar de maneira assertiva é um treinamento e nos exige atenção e cuidado constantes em nossos relacionamentos. Nesse sentido, devemos tomar cuidado para não exigirmos demais de nós mesmos nesse processo.

A comunicação e o autoconhecimento são em si uma arte e a pura expressão do Amor!

Muito obrigado por compartilhar e nos vemos em breve!