Mindfullness: uma prática de meditação

 

03/04/2022

 

Gostaria de compartilhar com você uma prática poderosa de Mindfulness (ou Atenção plena). Este exercício é uma das técnicas que utilizamos na Psicoterapia Transpessoal, a qual auxilia no relaxamento do corpo, no silenciamento da mente e, principalmente, no reconhecimento da presença consciente que somos. Esta consciência ou Eu Observador transcende o organismo corpo-mente e é aonde encontramos o nosso verdadeiro poder.

 

Para a realização deste exercício, procure adotar uma postura corporal que você se sinta a vontade e relaxado, podendo ser sentado ou deitado. Durante toda a prática, a sua atenção deverá estar centrada na sua respiração. Inspire e expire profundo, pausadamente e com atenção.

 

Verifique agora como você se sente no momento presente: está triste, com raiva, com medo? Ou está alegre, em paz, se sentindo agradecido? Olhe para si mesmo, com abertura e sinceridade. Note como se encontra o seu instante presente. Não importa o que esteja passando, este será o seu tema de meditação agora.

 

Passo 1: Respire fundo com a atenção voltada para as narinas ou para a cabeça. Ao inspirar, reconheça a sua presença aqui e agora. Ao expirar, reconheça o seu momento, como está se sentindo (por exemplo: Estou com raiva). Repita por no máximo 3 vezes esta etapa e avance sua atenção para o próximo passo.

 

Passo 2: Respire fundo com a atenção voltada para o seu tórax. Ao inspirar, reconheça a sua presença aqui e agora. Ao expirar, acolha ou permita o seu momento, como está se sentindo (por exemplo: Eu acolho ou permito minha raiva). Repita a vontade esta etapa e avance para o próximo passo quando quiser.

 

Passo 3: Respire fundo com a atenção voltada para o seu abdômen. Ao inspirar, reconheça a sua presença aqui e agora. Ao expirar, libere ou solte  o seu momento, como está se sentindo (por exemplo: Eu libero a minha raiva). Repita a vontade este passo e, quando sentir que é hora, liberte-se inclusive desta prática. É hora de descansar, desfrutar e contemplar o seu momento presente.

 

A prática regular deste exercício não possui efeitos colaterais e pode ser feita a qualquer momento de acordo com seu interesse e disponibilidade de tempo. É uma ferramenta poderosa que possibilita o autoconhecimento amadurecer com eficácia. Além disso, esta técnica faz com que você sinta benefícios no seu dia a dia em relação a sua qualidade de vida.

 

Muito obrigado por compartilhar e qualquer dúvida nos falamos em breve!

 

*Este exercício faz parte dos ensinamentos budistas, o qual foi extraído e adaptado dos livros do monge Tchich Nhat Hanh.