Síndrome de Burnout

 

A síndrome de Burnout (ou do Esgotamento Profissional) é um transtorno de estresse físico e mental diretamente relacionado ao trabalho que pode acarretar em sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia que comprometem o desempenho profissional. Dentre as classes mais atingidas, podemos incluir policiais, professores, jornalistas, médicos e enfermeiros como as profissões mais afetadas pela doença.

 

Como este transtorno não exige notificação compulsória, o Ministério da Saúde não consegue contabilizar com precisão o número de brasileiros que são afetados por ela. No entanto, uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR) em 2018 calcula que 32% dos trabalhadores em nosso país sofrem desta síndrome, o que representaria mais de 33 milhões de brasileiros. Em um ranking de oito países, os brasileiros ganhariam de chineses e americanos, só ficando atrás dos japoneses, com 70% da população atingida.

 

Como reconhecer o transtorno

 

A síndrome de Burnout pode ser identificada através dos seus sintomas que incluem:

 

  • Cansaço extremo físico e mental;
  • Nervosismo;
  • Debilidade física ou fraqueza (prostração);
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alterações nos batimentos cárdicos;
  • Alterações no apetite e no humor;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentimentos de fracasso, incompetência e insegurança;
  • Negatividade constante e isolamento.
Woman lying face down

Tratamentos

 

O tratamento é realizado basicamente com psicoterapia, podendo incluir o uso de medicamentos, como antidepressivos ou fitoterápicos. Além disso, mudanças nas condições de trabalho e no estilo de vida podem ajudar na recuperação, tais como atividade física regular e exercícios de relaxamento que possibilitam o alívio do estresse e o controle dos sintomas.

 

 

Sempre lembrando que os tratamentos medicamentosos são de prescrição exclusiva dos médicos,

não podendo ser receitados por psicólogos.

 

 

Em relação a Psicoterapia, podemos dizer que o principal benefício para os clientes está em uma profunda compreensão da realidade (autoconhecimento) a qual lhes permitem refletir melhor sobre o contexto e as circunstâncias que geraram o quadro de extremo estresse. Desta forma, os clientes se tornam capazes de realizar mudanças efetivas e sustentáveis no estilo de vida e nas condições de trabalho que estavam expostos no dia a dia.

Nesse sentido, vale sempre ressaltar que para a Psicoterapia ser eficaz é importante que a pessoa que busca um psicólogo sinta segurança, acolhimento e confiança em relação ao profissional escolhido. Caso contrário, vale a pena buscar outro profissional que lhe garanta este sentimento de estar no lugar certo com o psicólogo certo devido ao caráter íntimo e ao aprofundamento esperado dos assuntos dialogados durante as sessões.

 

Segundo a abordagem Transpessoal, o foco da psicoterapia sempre estará no presente (o Aqui e Agora), de acordo com os assuntos, preocupações, dúvidas, traumas ou conflitos que ressonam em um contexto e circunstâncias atuais para o cliente. Isso não quer dizer que não podemos dialogar sobre o passado ou situações vivenciadas na infância as quais ainda estejam gerando dor ou sofrimento neste momento. Pelo contrário, todos os temas são bem vindos já que a liberdade e a espontaneidade do momento presente permitem acolher qualquer tipo de assunto na psicoterapia. Dessa forma, o processo de autoconhecimento se torna aplicável na vida cotidiana da pessoa e os primeiros resultados tendem a ser percebidos logo nas primeiras semanas.

 

 

A Psicoterapia Transpessoal é um dos métodos mais eficazes, 

Aqui e Agora,

disponível para facilitar o seu processo de 

Autoconhecimento!